Uma operação da Delegacia Territorial de Abrantes resultou na maior apreensão de fuzis já registrada pela Polícia Civil da Bahia, nesta sexta-feira (19), no distrito de Abrantes, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
A ação é fruto de uma investigação de longo prazo conduzida pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), ainda sob a coordenação do delegado Nilton Tormes. O armamento seria de propriedade dos traficantes Fábio Souza dos Santos, conhecido como “Geleia”, e Izan do Caji, ligados à facção Bonde do Maluco (BDM). Ambos seguem foragidos.
Fábio “Geleia” fugiu do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, durante uma fuga em massa registrada em outubro de 2023. Desde então, segundo a polícia, ele passou a atuar como uma das principais lideranças criminosas da região, sendo responsável por enviar armas, drogas e dinheiro para integrantes do grupo na Bahia. Em julho de 2024, ele foi incluído no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), ocupando a carta Oito de Ouros, como procurado por homicídio.
Nenhuma prisão foi realizada na operação, mas dezenas de fuzis de uso restrito foram apreendidos e encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
As investigações continuam com o objetivo de capturar os criminosos e identificar ramificações do grupo armado.