Quase metade dos brasileiros usam as redes sociais como principal fonte de pesquisa na hora de viajar. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo , 49% dos turistas preferem buscar informações no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Em segundo lugar aparecem as dicas de amigos e familiares, sendo o tradicional boca a boca preferido por 45% dos entrevistados. As fontes menos utilizadas pelos viajantes são sites e blogs especializados (21%) e agências de viagens e turismo (20%).
Jovens, entre 16 a 24 anos de idade, do sexo feminino e com ensino superior são os que mais usam as redes sociais em busca de novos destinos.
A pesquisa aponta que os destinos mais procurados estão na região nordeste do Brasil. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão no topo da lista de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.
Salvador (BA) aparece logo em seguida na lista, seguida por Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL). As experiências mais desejadas são o turismo de sol e praia (62%), seguido pelo turismo religioso e espiritual (18%) e o cultural e histórico (14%).