O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou nesta segunda-feira (15) que os Estados Unidos devem revelar, na próxima semana, novas ações contra o Brasil em reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele se referiu à decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou 27 anos e 3 meses de prisão para Bolsonaro por tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Em entrevista à Fox News, Rubio criticou o STF, afirmando que o sistema judicial brasileiro está “se desintegrando” e acusou o ministro Alexandre de Moraes de perseguição a Bolsonaro e de ações contra cidadãos e empresas americanas, inclusive fora do Brasil.
“Teremos anúncios sobre medidas adicionais em breve. Este julgamento é apenas mais um episódio de uma campanha de opressão judicial que atinge empresas e pessoas nos Estados Unidos”, declarou o secretário.
Antes da decisão, Washington já havia imposto tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, parcialmente suspensas para cerca de 700 itens, como suco de laranja e aeronaves civis. Rubio reforçou que o governo americano responderá “de forma adequada” à condenação de Bolsonaro.