Nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) junto a outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O STF decidiu aplicar a Bolsonaro a pena de 27 anos e 3 meses de prisão, e a sentença completa será detalhada apenas na sexta-feira (12).
A repercussão internacional não demorou. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou surpresa com o resultado do julgamento, lembrando de seus próprios embates com a Justiça americana.
“Bolsonaro foi um bom presidente para o Brasil. É espantoso ver isso acontecer. Tentei algo parecido? Tentaram contra mim, mas não tiveram sucesso. Só posso dizer que ele é um homem correto”, disse Trump, antes de viajar para Nova York.
Já o secretário de Estado, Marco Rubio, adotou tom mais duro. Em publicação na rede social X, acusou o ministro Alexandre de Moraes de perseguição política e afirmou que Washington dará uma resposta “à altura”do que chamou de caça às bruxas contra o ex-presidente brasileiro.