A construção da ponte Salvador-Itaparica, promessa antiga de governadores do PT na Bahia, se arrasta há quase duas décadas sem previsão concreta de conclusão. Lançada em 2009 pelo então governador Jaques Wagner, a obra, estimada na época em R$ 2,5 bilhões e que seria entregue em 2013, ainda não saiu do papel. Desde então, o projeto passou por três mandatos de governadores. Jaques Wagner (8 anos), Rui Costa (8 anos) e Jerônimo Rodrigues (quase 3 anos), sem que a obra saísse do papel.
Em 2020, o então governador Rui Costaassinou contrato com a empresa chinesa, anunciando que a ponte seria entregue em 2025. Na época, o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti afirmou que o projeto levaria um ano e a construção mais quatro.
Em 2024, o atual governador Jerônimo Rodrigues alterou a previsão de entrega para 2029, mesma data apontada pelo CEO do consórcio responsável pela obra. Atualmente, a ponte já acumula um custo superior a R$ 10 bilhões. Em maio de 2025, o consórcio responsável solicitou um aporte extra de mais de R$ 1,5 bilhão ao Banco do Nordeste.
Nesta terça-feira (9), Jerônimo voltou a colocar mais um capítulo nessa promeça, ao enviar à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto para criação da Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário e da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), com o objetivo de agilizar o processo.