O empresário Jailson Couto Ribeiro, popularmente conhecido como Jau da Lubrijau ou Jau Ribeiro, foi detido pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (15). Jau, que concorreu ao cargo de prefeito em Iaçu no ano de 2020, é empresário do ramo de postos de combustíveis. Ele é conhecido por ser um dos maiores revendedores da Shell na América Latina e dono de uma rede de postos na Bahia. A prisão ocorreu durante a “Operação Primus”, deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) da Polícia Civil da Bahia.
A operação tem como foco desarticular uma liderança criminosa responsável por estruturar e expandir uma complexa rede de adulteração e comercialização irregular de combustíveis, além de lavagem de dinheiro. As apurações indicam fortes indícios de que o grupo utilizava o setor de combustíveis como instrumento para ocultação patrimonial. As autoridades identificaram que cerca de 200 postos de combustíveis estavam vinculados ao grupo investigado. O empresário, natural de Iaçu, é radicado em Feira de Santana, onde se tornou cidadão honorário em 2022.
Diante da expressiva dimensão financeira das atividades ilícitas atribuídas à organização, o Draco solicitou ao Poder Judiciário o bloqueio de bens móveis, imóveis e valores dos investigados, totalizando a quantia de R$ 6,5 bilhões. A Operação Primus cumpre mandados judiciais simultaneamente na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até o momento, foram registradas seis prisões, sendo quatro delas realizadas na Bahia.