Uma operação conduzida por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou 105 aves silvestres, neste domingo (26). Os animais foram localizados ao serem vendidos em feiras livres nos municípios de Dias d’Ávila e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
A ação foi realizada durante a Operação Intensificação, que tem como objetivo de prevenir e reprimir crimes ambientais, através do combate ao comércio ilegal de animais silvestres. Inicialmente, 28 aves foram resgatadas em Dias D’Ávila, sendo dez cardeais, oito canários da terra, quatro brechais, três tico-ticos, dois coleiros e um curió.
Na feira livre de Camaçari, onde dois indivíduos foram presos ao serem flagrados comercializando animais ilegalmente, foram apreendidos 60 papa-capins, quatro coleiros, quatro graúnas, um garibaldi, um azulão, um pássaro preto, uma gralha-cancã, um cardeal, um trinca-ferro, um ferreiro, um tico-tico e um chupim.
A dupla detida e as aves foram encaminhadas para a 18ª Delegacia Territorial, onde foi formalizada a ocorrência. Posteriormente, os animais foram entregues ao Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Salvador.













