Mais de 100 policiais civis e militares foram mobilizados nesta quinta-feira (23) para uma ação coordenada de combate à criminalidade na Bahia. Batizada de Operação Impacto, a iniciativa tem como principal objetivo reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e preservar vidas, retirando do convívio social indivíduos acusados ou envolvidos em ocorrências graves. A operação, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), está focada no cumprimento de mandados judiciais em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em municípios do interior baiano.
O foco da operação são os envolvidos em crimes que variam desde lesão corporal seguida de morte e homicídios até latrocínio (roubo seguido de morte). Apenas na capital baiana, a força-tarefa cumpre mais de 30 mandados judiciais em cerca de dez bairros. As ações também se estendem a diversas localidades do interior do estado, reforçando o combate a esses crimes violentos.
A Operação Impacto conta com ampla participação das forças de segurança. A Polícia Civil atua por meio dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além do suporte do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já a Polícia Militar contribui com guarnições especializadas, incluindo os Batalhões Apolo, Gêmeos, de Polícia de Choque (BPChq), BPatamo, BPRv, Esquadrão Águia, Rondesp Central e a 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).












