Bahia garantiu de forma antecipada a vaga na Libertadores de 2026, mesmo sem entrar em campo pela 36ª rodada do Brasileirão. A classificação veio após o tropeço do São Paulo diante do Fluminense nesta quinta-feira, marcando a primeira vez que o clube assegura participação consecutiva no torneio continental.
Com 56 pontos e ocupando a sexta posição, o Bahia dependia apenas de um tropeço do São Paulo, oitavo colocado, com 48 pontos, para assegurar ao menos a vaga na fase prévia da competição. Como os paulistas não venceram, o Esquadrão já está garantido no torneio.
Agora, o foco da equipe é buscar uma vaga direta na fase de grupos. Atualmente, os cinco primeiros colocados têm acesso automático, mas o sexto lugar também pode herdar essa posição, a depender do campeão da Copa do Brasil, que tem Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Vasco como semifinalistas.
O time comandado por Rogério Ceni vive sua melhor campanha na era dos pontos corridos, marca que foi confirmada após o triunfo por 1 a 0 sobre o Vasco no último domingo. Neste Brasileirão, o clube já havia registrado sua melhor campanha no primeiro turno e também como mandante.
O Bahia volta a campo nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, de olho na vaga direta na Libertadores.












