Os casos de homicídios na Bahia foram reduzidos em cerca de 10,5%, além de operações policiais terem bloqueado aproximadamente R$ 6,5 bilhões que financiavam o crime organizado. O levantamento, apresentado pelo jornal O Globo na segunda-feira (3), foi avaliado após a deflagração e desdobramentos da Operação Primus.
Segundo o levantamento, feito com base em números divulgados pelo governo, a Bahia também ampliou o número de prisões em 28%, tendo apreendido 19,7% a mais de armas de fogo, ao longo de 300 operações realizadas com baixa letalidade. Os dados revelam que os roubos a bancos foram zerados, enquanto assaltos a ônibus e a cargas caíram mais de 40%.
O próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), já celebrou os dados das operações, afirmando que todas as reduções na criminalidade e o aumento nas prisões e apreensões são resultados do trabalho de inteligência das Polícias Civil e Militar da Bahia.
Em Camaçari, por exemplo, o 12º Batalhão da Polícia Militar registrou uma queda no número de crimes violentos em outubro, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Sendo assim, o segundo mês consecutivo em que os números apresentaram queda, visto que setembro já havia registrado redução de quase 60%.
Mesmo com as reduções, o Anuário da Violência aponta que a Bahia continua sendo um dos estados mais violentos, tendo cinco das dez cidades mais violentas do país.













