O Bahia segue firme na briga por uma vaga na próxima edição da Conmebol Libertadores. Mesmo com o empate por 2 a 2 diante do Internacional, no último sábado (8), o Tricolor foi beneficiado pelos tropeços dos concorrentes diretos e permaneceu na 5ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos em 33 jogos.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe comandada por Rogério Ceni atingiu 97,6% de probabilidade de garantir presença no torneio continental, o maior índice registrado pelo clube na atual edição do Brasileirão. Antes da última partida, a chance era de 94,8%.
Os resultados da 33ª rodada ajudaram o Esquadrão. Rivais diretos, como Fluminense e Botafogo, também não venceram.
O Tricolor das Laranjeiras soma 51 pontos e aparece na 7ª colocação, enquanto o Alvinegro carioca, com 52, está logo atrás do Bahia, em 6º.
O Vitória, inclusive, contribuiu indiretamente ao empatar com o Botafogo no Barradão.
Desempenho na Fonte Nova decide vaga na Libertadores
Com o bom momento, o Bahia tem chance real de garantir a classificação direta caso mantenha o aproveitamento em casa.
Até o fim da Série A, o Tricolor de Aço ainda enfrenta Fortaleza, Vasco e Sport na Arena Fonte Nova, além de Juventude e Fluminense como visitante.
Se vencer apenas os compromissos em Salvador, o time chegaria a 62 pontos, pontuação considerada suficiente pela UFMG para carimbar o passaporte rumo à Glória Eterna.
Chance de classificação à Libertadores (UFMG):
1- Palmeiras: 100%
2- Flamengo: 100%
3- Cruzeiro: 100%
4- Mirassol: 99,99%
5- Bahia: 97,6%
6- Botafogo: 95,4%
7- Fluminense: 85,6%
8- São Paulo: 11,4%
9- Atlético: 6%
10- Vasco: 1,6%
O próximo compromisso do Bahia será no dia 20 de novembro, uma quinta-feira, às 18h, contra o Fortaleza, na Arena Fonte Nova.













