A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), apresentou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026 durante Audiência Pública realizada nesta segunda-feira, dia 24, na Câmara de Vereadores do município.
A LOA é um instrumento fundamental para a gestão das finanças públicas, pois estima as receitas e fixa as despesas do município para o período de um exercício financeiro.
Para 2026, o valor orçamentário total para o município ficou em pouco mais de R$ 690 milhões. Em relação ao ano passado, a cidade teve uma queda de receita de pouco mais de R$ 20 milhões de reais.
É na LOA que também são separados os repasses obrigatórios, a exemplo da saúde, que será destinado 15%, enquanto que na educação o repasse mínimo é de 25%. Para as outras pastas, o rateio é elaborado pelo chefe do poder executivo.
Na oportunidade, o secretário da SEFAZ, Denison Conceição, apresentou todos os números previsíveis para ocorrerem ao longo do ano que vem. “Ressaltamos que existe uma queda de receita em várias cidades da região, reflexo da venda da refinaria para o grupo ACELEN”, explicou o secretário.
Após apresentação da equipe técnica da SEFAZ, foi franqueada a palavra para os presentes que participavam da audiência pública. Entre as dúvidas mais frequentes estava o repasse da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
“Ouvimos todas as sugestões e orientamos que se façam reuniões com representantes das respectivas pastas e a gente da SEFAZ analisa o impacto financeiro de cada ação”, ponderou Denison.
“A audiência pública garante o avanço do desenvolvimento do município, proporcionando mais qualidade de vida para todos os moradores”, encerrou.
Participaram da ação os vereadores Dr. Léo, Rosevaldo Adorno e Diego Maia.












