O Governo do Distrito Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma avaliação médica para determinar se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem condições de cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda.
O ofício, assinado pelo secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do julgamento da trama golpista, na segunda-feira (3) e está sob sigilo.
No documento, o governo pede que Bolsonaro seja submetido a uma avaliação completa por uma equipe médica especializada, com o objetivo de verificar a compatibilidade de seu quadro clínico com as condições de saúde e alimentação oferecidas nas unidades prisionais do Distrito Federal.
O texto divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo, destaca que o ex-presidente passou por diversas cirurgias abdominais nos últimos anos e que, em algumas ocasiões, já precisou de acompanhamento médico direto no local de monitoramento para evitar deslocamentos emergenciais.
Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses de prisão inicialmente em regime fechado, por liderar a tentativa de golpe de Estado em 2022.













