A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Freedom, que mobilizou mais de 400 policiais civis e militares e resultou na prisão de 31 suspeitos ligados ao Comando Vermelho (CV). A operação também foi realizada de forma simultânea no Ceará.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação tem como objetivo desarticular o núcleo armado e financeiro da facção, apreender armas, bloquear recursos e enfraquecer o domínio do grupo sobre áreas do tráfico e de homicídios no estado.
A operação cumpre mais de 90 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão. As ações se concentram em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, e nos municípios de Aratuípe e Ilhéus, além da cidade de Eusébio, no Ceará.
A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os suspeitos estão relacionados à expansão do tráfico e a cerca de 30 assassinatos registrados na capital baiana.
A Operação Freedom é coordenada pela Polícia Civil da Bahia, com o apoio da Superintendência de Inteligência da SSP-BA, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
Participam da operação equipes dos departamentos de Homicídios (DHPP), Inteligência Policial (DIP), Repressão ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Narcóticos (Denarc), Investigações Criminais (Deic), Polícia Metropolitana (Depom), Polícia do Interior (Depin) e Proteção à Mulher e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), além da Polinter e da Core.













