Fuzis, pistolas, uma submetralhadora e até uma granada foram apreendidos durante a Operação Vértice I, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) em Caraíva, distrito de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. A ação faz parte de uma ofensiva integrada das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública contra o crime organizado.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os armamentos e explosivos foram encontrados com traficantes associados a uma facção criminosa do Rio de Janeiro. O grupo, segundo as investigações, atuava na região com envolvimento em homicídios, tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.
Ainda conforme a SSP, os criminosos usavam as redes sociais para ameaçar moradores e impor toque de recolher, publicando vídeos e fotos com armas de grosso calibre.
Durante a operação, cinco suspeitos entraram em confronto com as equipes e acabaram feridos. Com eles foram apreendidos dois fuzis, uma submetralhadora, duas pistolas, uma granada, munições, drogas, rádios comunicadores e outros materiais.
As ações de inteligência e patrulhamento ostensivo seguirão de forma reforçada e por tempo indeterminado em toda a região, segundo a SSP.
Denúncias sobre a atuação de facções criminosas podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia da SSP (181). O sigilo é garantido por lei.













