O clima político em São Francisco do Conde ficou ainda mais tenso após as ameaças de morte recebidas pela vereadora Lígia Costa Rosa e seu noivo, o ex-procurador do município Allan Abehussen, durante a sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (11). O caso, amplamente repercutido nas redes sociais e denunciado pelo Jornal Candeias, provocou forte reação de autoridades políticas em diferentes esferas.
O vice-prefeito Marivaldo do Amaral classificou o episódio como “inadmissível e covarde” e cobrou das autoridades uma investigação rigorosa para identificar os responsáveis. “É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda presenciemos atitudes tão covardes e retrógradas, que refletem o coronelismo de ideias e o machismo que insistem em resistir na nossa sociedade”, afirmou. Marivaldo reforçou que a cidade “não pode tolerar o retrocesso, a intimidação e a tentativa de silenciamento de qualquer voz” e defendeu uma apuração célere por parte das autoridades policiais e judiciais.
O presidente da Câmara Nem do Caípe também publicou nota. “Não podemos nos calar diante de tamanha violência que se coloca contra uma parlamentar desta casa, pelo que lançamos nossa integral solidariedade à edil e sua família”.
A vereadora Lorena de Reizinho classificou o caso como “um atentado à democracia e ao livre exercício do mandato, aos representantes legitimamente eleitos” e condenou ataques aos quem “sejam ameaçados ou agredidos por manifestarem suas posições políticas e defenderem os interesses da população”, escreveu. A vereadora Daoana Sales foi outra voz. “Não podemos nos calar diante de tamanha violência dirigida a uma representante do nosso legislativo”. Sandrinha da Pizzaria deixou uma mensagem mais enigmática de quem sabe que a cidade vive momentos sombrios. “A política deve ser um espaço de diálogo, respeito e coragem, nunca de medo”.
A deputada federal Rogéria Santos, que também é secretária estadual das Mulheres Republicanas, expressou repúdio e indignação ao episódio e denunciou. “Nos exigimos que as autoridades adotem medidas para identificar os autores. Não aceitaremos a intimidação e reafirmamos nosso compromisso com a segurança e integridade das mulheres na vida pública”, declarou a parlamentar. O Republicanos Bahia, por meio do seu presidente estadual, deputado federal Márcio Marinho, repudiou a ameaça de morte contra a vereadora Lígia Costa Rosa.
Repercussão e investigações
As manifestações de solidariedade marcam um momento de união contra a escalada da violência política no município, que já enfrenta protestos, greves e denúncias de perseguição a opositores. Fontes ouvidas pelo Jornal Candeias informaram que o caso foi encaminhado às autoridades competentes e deve ser investigado pela Polícia Civil.












