Os beneficiários inscritos no Cadastro Únicopara Programas Sociais do Governo Federal(CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4 recebem nesta segunda-feira (15) o Auxílio Gás referente ao mês de dezembro. O valor do benefício é de R$ 110, correspondente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.
Neste mês, o programa atende cerca de 4,4 milhões de famílias em todo o país. Com validade prevista até o fim de 2026, o Auxílio Gás foi mantido no valor integral do botijão após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no final de 2022.
O pagamento é realizado a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família, com repasses programados até o dia 23 de dezembro para beneficiários com NIS final 0.
Têm direito ao Auxílio Gás as famílias incluídas no CadÚnico que possuam pelo menos um integrante beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação prevê prioridade para mulheres responsáveis pela família, assim como para mulheres em situação de violência doméstica.
O programa deverá ser gradualmente substituído pelo Gás do Povo, lançado pelo governo federal em setembro. A nova iniciativa prevê a retirada direta da recarga do botijão em revendedoras credenciadas, em vez do repasse em dinheiro. A expectativa é ampliar o alcance para cerca de 15 milhões de famílias. Desde o fim de novembro, o Gás do Povo começou a ser implementado em capitais como Salvador, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.












