O IPVA 2026 na Bahia poderá ser pago antecipadamente com desconto de 15% para os proprietários de veículos que optarem pela quitação em cota única até o dia 10 de fevereiro. A informação foi divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), que já disponibilizou o calendário e a tabela com os valores do imposto em seu site oficial.
Para quem não escolher o pagamento à vista, a Sefaz também prevê um desconto de 8% para os contribuintes que quitarem o imposto na primeira cota do parcelamento. O vencimento dessa parcela varia de acordo com o número final da placa do veículo, mantendo o modelo adotado em anos anteriores.
O parcelamento do IPVA poderá ser feito em até cinco vezes, com início a partir de março, começando pelos veículos com placas de finais 1 e 2. Para aderir ao parcelamento, o valor mínimo do imposto deve ser de R$ 120. Caso a primeira cota não seja paga dentro do prazo, o contribuinte perde automaticamente o direito de parcelar o débito.
Além do IPVA, é obrigatório quitar a taxa de licenciamento anual e eventuais multas até o vencimento da quinta parcela. O pagamento pode ser realizado à vista em qualquer banco, inclusive por meio do PIX. Já o licenciamento integrado pode ser feito de forma totalmente digital pela plataforma ba.gov.br.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reforça que, para que o veículo esteja regularizado, é necessário manter em dia não apenas o IPVA, mas também o licenciamento anual e todas as multas vinculadas ao automóvel.












