O governador Jerônimo Rodrigues (PT) determinou a desapropriação temporária de uma área 445 mil m² em Maragogipe a fim de instalar um canteiro de obras da Ponte Salvador-Itaparica no estaleiro. A informação foi oficializada nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o documento assinado por Jerônimo, a concessionária da Ponte Salvador-Itaparica está autorizada a executar os atos administrativos e judiciais, inclusive em caráter de urgência, para efetivar as desocupações temporárias.
As desapropriações decorrem de protocolo de intenções assinado por Jerônimo e a presidente da Petrobras, Magda Chambriar, para que a concessão da Ponte Salvador-Itaparica utilize o Estaleiro São Roque do Paraguaçu como canteiro de obras para o projeto.
O espaço solicitado por Jerônimo está desativado desde 2018 e era utilizado como ponto de apoio da Petrobras para operação de seis plataformas que exploravam petróleo e gás em águas rasas, com profundidade de até 150 metros.
Atualmente, o canteiro desmontado é um impasse para a Petrobras, que estuda qual destinação dar à área.
Na carta, o governador destaca que o espaço apresenta condições logísticas “altamente favoráveis” e com infraestrutura “capaz de assegurar ganhos de escala e eficiência na execução das atividades” da Ponte Salvador-Itaparica.
O Governo da Bahia e a Concessionária responsável pela Ponte Salvador-Itaparica assinaram, no mês de junho, o novo acordo contratual que vai garantir o avanço do projeto e o início efetivo das obras.












