O mês de novembro de 2025 terminou com o menor índice de mortes violentas dos últimos 13 anos na Bahia, segundo dados da Polícia Civil. Foram 273 casos, número bem abaixo dos 379 registros do mesmo período do ano passado, uma queda de 28%.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o resultado é reflexo das megaoperações, do asfixiamento financeiro das facções e do reforço no patrulhamento em várias regiões do estado.
O secretário da SSP, Marcelo Werner, destacou o trabalho das forças policiais: “Esse resultado é fruto da dedicação incansável dos policiais da Bahia.” Ele lembrou que a redução já vinha acontecendo:
– 6% em 2023
– 8,2% em 2024
Werner também reforçou que o governo ampliou o efetivo: 6 mil policiais e bombeiros foram contratados em pouco mais de dois anos, e mais 2 mil PMs serão incorporados na próxima sexta-feira (5).
O secretário afirmou ainda que o estado segue investindo na área técnica e que, em 2026, será aberto um novo concurso com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores











