O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anulou, por unanimidade, nesta terça-feira (9), o júri popular que havia absolvido o influenciador Iuri Abraão, conhecido como Iuri Sheik. A decisão foi confirmada pela família de William Oliveira, morto em 2019 após ser atingido por disparos de arma de fogo durante os festejos de São João, em Santo Antônio de Jesus.
Com a anulação, o processo retorna à fase do Tribunal do Júri, o que deve resultar em um novo julgamento — com novos jurados e uma reavaliação completa das provas. Segundo a defesa da família de William, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Procuradoria do Estado já haviam se posicionado a favor do pedido de nulidade.
Inconformismo com a absolvição
A defesa da família sustentava, desde maio — quando Sheik foi absolvido após quase dez horas de sessão —, que a decisão dos jurados contrariava o conjunto probatório do processo. A repercussão da absolvição gerou forte mobilização entre familiares, amigos da vítima e membros da comunidade jurídica.
O advogado da família, Wyre Souza, explicou o motivo do recurso:
“Quando há um julgamento e, em uma das fases, a parte que se deu como vencedora ou vencida entende que o julgamento não foi justo, cabe um recurso. Foi o que nós fizemos. É um processo que todo mundo, a Bahia inteira, o Brasil inteiro, se surpreendeu com a decisão dos jurados. E nós recorremos ao Tribunal de Justiça da Bahia, na segunda instância.”
Ele também detalhou o que acontece após a anulação:
“Um júri novo, com outros jurados, com a oitiva dele, manifestação da defesa e da acusação, do Ministério Público, enfim, tudo novamente.”
Relembre o caso
Iuri Sheik foi absolvido em maio de 2025 após cerca de dez horas de julgamento no Fórum de Santo Antônio de Jesus, a 190 km de Salvador. O júri popular, composto por sete pessoas da sociedade civil, acolheu a versão apresentada pela defesa.
O influenciador era acusado de matar o empresário William Oliveira, de 27 anos, durante os festejos de São João de 2019. Segundo o MP-BA, o crime foi motivado por um desentendimento banal, depois que William teria recusado um aperto de mão de Iuri. A acusação afirma que o influenciador sacou uma arma e efetuou dois disparos. William passou por cirurgia, mas morreu dois dias depois. Ele deixou esposa e três filhas, incluindo uma recém-nascida de 40 dias.
As informações são do jornal A Tarde.











