O Senado aprovou nesta quarta-feira (10), um projeto que unifica o limite de idade para ingresso nas carreiras de policial militar e bombeiro militar em todo o país. Pelo texto, candidatos a oficiais e praças poderão ter até 35 anos, enquanto profissionais da área médica, de saúde ou com especializações terão limite de 40 anos. O projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A proposta, de autoria do deputado Guilherme Derrite (PL-SP), relator do projeto Antifacção na Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Jorge Seif (PL-SC). Atualmente, o limite para ingresso nessas corporações na Bahia é de até 30 anos.
O senador também alterou o critério de contagem da idade e passou a ser verificada na data de publicação do edital, e não na inscrição do concurso. A mudança foi inserida por meio de emenda de redação.
O senador Otto Alencar (PSD) elogiou a medida e destacou que o aumento da expectativa de vida justifica a atualização das regras. “Essa matéria é importante. Há um aumento da sobrevida dos brasileiros. Uma pessoa de 35 anos é capaz de assumir um lugar na polícia ou no corpo de bombeiros”, disse à Agência Senado.












