Um trabalho integrado de inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, do Ministério Público, da Polícia Militar e da Polícia Civil resultou na prisão de um dos principais nomes do tráfico de drogas com atuação no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Edivan Pedro Cardoso dos Santos, conhecido como “Europeu”, foi capturado na noite de sexta-feira (12), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.
De acordo com a SSP, o suspeito foi interceptado por equipes do Batalhão Apolo e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa quando circulava em um carro de luxo. Durante a abordagem, os policiais encontraram cerca de R$ 100 mil em dinheiro dentro do veículo. As investigações apontam que ele havia retornado recentemente de São Paulo, onde estava escondido com familiares.
Ainda segundo a SSP, “Europeu” é apontado como líder de facção criminosa na Bahia e mantinha ligação direta com uma organização criminosa paulista. Ele é investigado por tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubos e corrupção de menores. As apurações indicam que o grupo comprava drogas no Paraguai para distribuição na Bahia, principalmente no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador.
Após a prisão, o suspeito foi levado para uma unidade policial e permanece à disposição da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública afirmou que a ação faz parte do cerco ao crime organizado no estado. Segundo o secretário Marcelo Werner, cerca de 170 líderes de facções foram capturados nos últimos três anos, muitos deles escondidos fora da Bahia.












