A vereadora Maria do Socorro de Andrade, conhecida como Socorro do Pelé (PP), de 77 anos, do município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, protagonizou um discurso de encerramento de ano na Câmara Municipal que rapidamente se tornou viral nas redes sociais por sua mensagem de Natal, no mínimo, inusitada.
Em sua fala na 37ª Sessão Ordinária, realizada em 9 de dezembro de 2025, Socorro do Pelé fez um extenso e emotivo desabafo, no qual defendeu sua trajetória política e pessoal, alertando que o “rastro da família Pelé” na cidade só pode ser apagado por “Jesus”, e não por “criticazinha, com piadinhas, com apertando o eixo”.
A parlamentar iniciou o discurso com uma reflexão sobre a vida pública, marcada por embates, onde é preciso “ter sangue no olho” para “viver nas cobras, nos escorpiões, nas feras que pinica a gente”. Ela fez questão de ressaltar suas raízes na cidade, afirmando que ela e sua família não são “forasteiras” e que estão no município há 58 anos.
Em um tom de defesa pessoal e familiar, a vereadora enfatizou a idoneidade de seus parentes: “A família de Socorro do Pelé não tem vagabundo. A família de Socorro do Pelé não tem ladrão, não tem maconheiro, não tem traficante, não tem gigolô, é tudo trabalhador.”
A mensagem que levou o discurso ao centro das atenções, contudo, veio em sua conclusão. Após desejar “Feliz Natal” ao povo de Senhor do Bonfim que a conhece e “quer bem”, ela mudou drasticamente o tom ao se dirigir aos seus opositores ou desafetos:
“E aquele que não goste, pegue as pedras que joga no meu caminho e leve para fazer escada para ir para o fundo dos infernos. Muito obrigado e boa noite”, concluiu a vereadora. O trecho, que misturou votos natalinos com uma forte repreensão aos críticos, viralizou rapidamente, gerando uma onda de comentários nas redes sociais.
vó sincera
Em meio à repercussão, a família da vereadora manifestou orgulho pela postura da parlamentar. Loren, neta de Socorro do Pelé, fez um relato nas redes sociais em defesa de sua avó, destacando a autenticidade do discurso:
“Aos quase 80 anos, minha avó mostrou ao mundo a coragem que sempre carregou. Viralizou sendo sincera e verdadeira sem medo de falar o que muitos escondem. Ela transformou pedras em escada e verdades em força. Tenho um orgulho imenso dessa mulher que, mesmo depois de tudo que já enfrentou, segue firme, luminosa e inteira. Minha avó é coragem pura e é uma honra chamá-la de minha”, escreveu a neta de Socorro.
Procurada pelo g1, a assessoria da vereadora informou que a fala não foi dirigida a ninguém em específico, tratando-se de um “desabafo político” e uma forma “autêntica de ser” da parlamentar.












