A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) vai produzir uma Nota Técnica para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com informações sobre a pandemia do novo coronavírus no estado. O documento vai incluir orientações para evitar aumento de casos durante as eleições deste ano. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (17), por meio do seu perfil oficial no Twitter. “Vamos encaminhar ao TRE informações técnicas e sugerir protocolos sanitários para assegurar que a campanha eleitoral e a votação deste ano não provoquem o avanço da pandemia na Bahia”, escreveu o governador nas redes sociais.
O assunto foi discutido pelo governador durante reunião virtual, nesta quinta, com o presidente do TRE-BA, Jatahy Fonseca; o prefeito de Salvador, ACM Neto; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro; e representantes do Ministério Público Eleitoral. “O nosso pedido é que que sejam adotadas todas as medidas necessárias para que tenhamos uma eleição segura para baianas e baianos”, afirmou. Rui Costa ficou assustado com aglomerações incentivadas por candidatos e inclusive prefeitos que contrariaram seus próprios decretos, como feito pelo candidato Antônio Calmon em São Francisco do Conde e patrocinado pelo próprio prefeito Evandro que poderá responder por improbidade administrativa.
“Foi uma reunião bastante proveitosa e houve consenso sobre a necessidade de adotar medidas rigorosas contra a Covid-19. A Justiça Eleitoral fará de tudo para que a eleição ocorra normalmente, sempre respeitando as normas sanitárias de proteção à saúde pública”. A nota técnica da Sesab, que garantirá subsídio à tomada de decisões do TRE, deve ser entregue à corte baiana nos próximos dias. Também nesta quinta o governador Rui Costa disse ter ficado “muito preocupado” após ver cenas de convenções partidárias no interior baiano. Segundo Rui, se os casos continuarem com o início do período da propaganda eleitoral [a partir do dia 26 de setembro], a situação pode perder o controle na contenção ao novo coronavírus. Fonte: Bahia Noticias