Após ser criticado pelo jornalista e apresentador Uziel Bueno, da TV Band, por ter apresentado um projeto de resolução visando conceder a Medalha Zumbi dos Palmares ao baiano Davi, participante do Big Brother Brasil da Rede Globo, o vereador Tiago Ferreira (PT) reagiu na sessão plenária desta segunda-feira (11).
Na TV, Uziel, que é casado com a vereadora Débora Santana (Avante), concorrente de Tiago Ferreira em algumas comunidades de Salvador, afirmou que o petista estava gastando dinheiro público sem necessidade ao propor a honraria.
“Antes de o Davi estar lá no BBB, ele superou e viveu aquilo que eu também vivi. Vendeu pipoca, vendeu água, passou pelas discriminações raciais todos os dias. Ele enfrentou um tema tão criminoso que é a questão racial. E o que ele está vivendo lá expõe tudo isso para o Brasil. Davi é um símbolo dessa luta e a homenagem é para todos que passaram ou passam por essas dificuldades”, discursou o vereador do PT.
Tiago Ferreira afirmou que Uziel, por ser branco, não sabe o que é o racismo e “não ralou na vida”. O vereador também acusou o jornalista de ser preconceituoso. “Então, quando o senhor (o apresentador) falar isso primeiro se candidate e ganhe a eleição. Venha para aqui ser vereador e dizer para quem o senhor vai dar (as homenagens)”, disse o petista.
O edil disse ainda que foi chamado de “calabreso” pelo apresentador, que já foi vereador da capital, e respondeu com ironia. “O senhor é ‘calabresa josefina’, um péssimo administrador e sensacionalista. Respeite o meu mandato e a Câmara Municipal de Salvador”.