O governo da Bahia, ao contrário do que fez com o parque industrial em Camaçari , acabou não cedendo à montadora chinesa BYD o Terminal Portuário Miguel de Oliveira, popularmente conhecido como Porto da Ford, em Candeias. Ao invés disso, a gestão estadual estabeleceu um contrato de prestação de serviços com foco em engenharia ambiental.
Segundo o site Bahia Notícias, o acordo foi firmado na última sexta-feira (22), entre a BahiaInvest, empresa de economia mista ligada ao governo, e a Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente LTDA, no valor de de R$ 278,1 mil por seis meses.
O foco é auxiliar no cuidado com o meio ambiente do espaço e trabalhar com educação sobre o assunto com a comunidade que vive na região do porto. A empresa chinesa até tentou levar o terminal junto com a fábrica de Camaçari, no entanto, o pedido foi negado pelo Estado.
Por enquanto, a BYD trabalha no transporte marítimo em Pernambuco e Espírito Santo. Vale ressaltar que este modal é importante para a montadora em processo de instalação, recebendo peças e equipamentos da China e, após o início do trabalho, começará o trabalho de exportação dos veículos para outras partes da América Latina, como é planejado.