O Partido dos Trabalhadores – PT, entrou com representação eleitoral contra os perfis do Instagram “Fofoca São Francisco” e “Ana Santana”, pela promoção de notícias falsas e por difamar, caluniar e injuriar prováveis candidatos a vereadores, além do atual Prefeito Antônio Calmon (PP).
O Fofocas São Francisco conta com mais de 5 mil seguidores no Instagram.
De acordo com a representação, os perfis fakes realizam propagandas antecipadas e negativas contra pré-candidatos, com notícias inverídicas e ofensas grave a honra, bem como realizando pesquisas ilegais de intenção de voto.
A representação foi atendida e a justiça eleitoral determinou a imediata suspensão
das páginas pela Meta/facebook. Determinou também que seja informado ao
público que a conta foi suspensa “POR ORDEM DA JUSTIÇA ELEITORAL”.
A Juíza Eleitoral determinou ainda que o Facebook/Instagram prestem todas as
informações do responsável, ou responsáveis, pela conta a fim de identificá-lo pessoalmente para responder ao processo, inclusive na esfera criminal, como endereço de IP, localização dos acessos, computador ou aparelho celular que são utilizados pelos suspeitos.
Em caso de descumprimento da decisão judicial, a Juíza eleitoral fixou multa de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
Além desses dois perfis fakes, há ações em andamento para responsabilizar outras
páginas e grupos de WhatsApp, que através de seus administradores atuam no submundo da política com atos antidemocráticos e desrespeitam as leis ao alimentar a indústria da Fake News.