O presidente Lula (PT) endureceu o tom contra os profissionais de comunicação que o responsabilizaram pela alta do dólar registrada na última quarta-feira (26) minutos depois, segundo o petista, da sua entrevista ao UOL.
“Veja o que aconteceu ontem. Quando eu terminei a entrevista, a manchete de alguns comentaristas era de que o dólar subiu pela entrevista do Lula. Esses cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar entrevista. 15 minutos antes”, frisou Lula.
Durante a sua fala, na abertura da 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como Conselhão, o chefe do Executivo ainda alertou sobre a possível um torcida contra ao fortalecimento do real.
“Eu queria dizer Haddad, quem tiver apostando em derivativos vai perder dinheiro neste país. As pessoas não podem ficar apostando no fortalecimento do dólar e no enfraquecimento do real”, disse o petista, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
A entrevista do mandatário ao UOL iniciou às 9h, quando a cotação da moeda norte-americana começou a subir durante a entrevista e, sobretudo, depois das declarações, segundo observou o Poder 360º.
Neste dia, a cotação da moeda chegou a R$ 5,52 às 10h30, alta de 1,13%, no momento da entrevista do petista. O dólar manteve o patamar no fechamento do mercado, maior valor desde os R$ 5,56 alcançados em 18 de janeiro de 2022.