O Departamento de Estado norte-americano afirmou nesta 5ª feira (1°.ago.2024) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), perdeu a eleição no domingo (28.jul). Segundo o órgão, os boletins divulgados pela oposição mostram a vitória de Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita).
“Dadas as evidências esmagadoras, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela em 28 de julho”, diz o comunicado do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken. Eis a integra da nota (PDF-155 kB).
No domingo (28.jul), o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão sob o comando chavista, divulgou que Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% de González.
A oposição contesta os números, alegando uma vitória com mais de 67% dos votos, enquanto Maduro teria recebido 30%.
A falta de clareza na contagem dos votos tem sido criticada tanto pela oposição quanto por observadores internacionais, que exigem transparência no processo eleitoral do país.