Pichações com significados expressivos, pluralidade de cores e mensagens pacíficas são retratos comuns de ver no universo cultural brasileiro. No entanto, em Salvador, as pichações que habitam becos, vielas, ruas e avenidas nos mais diversos bairros têm outro teor. Facções criminosas usam o artifício como estratégia para demarcar a dominação de territórios.
Desta vez, a união entre os grupos criminosos Bonde do Maluco (BDM) e Terceiro Comando Puro (TCP) tem se mostrado presente em diferentes bairros de Salvador. Em Nova Brasília, na região da Estrada Velha do Aeroporto, por exemplo, as siglas comprovando a união das facções já podem ser vistas facilmente. Conforme apurado pelo BNews, a briga por posse trouxe uma das principais organizações criminosas do Rio de Janeiro até à região.
Desde que se dissociou do Primeiro Comando da Capital (PCC), a chegada do TCP fortaleceu a proliferação do BDM. Fontes que trafegam na localidade relataram que o registro da foto abaixo aconteceu na semana passada no final de linha do bairro.
TCP
A reportagem questionou a Polícia Civil da Bahia (PC-BA) sobre a presença massiva de integrantes de facções no bairro. Por meio de nota, a corporação não mencionou especificamente a localidade, mas frisou que mais de 40 lideranças foram presas em operações por meio dos departamentos e coordenações operacionais.
“A Polícia Civil, por meio dos departamentos e coordenações operacionais, com uso de recursos tecnológicos de inteligência policial, vem desarticulando grupos criminais, retornando lideranças do convívio social, os quais só neste semestre foram mais de 40 alcançados”, detalhou ao BNews.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também foi procurada pela reportagem. Por meio de nota, a pasta reforçou que o combate às facções é uma “prioridade das Forças Estaduais e Federais da Bahia”.
Conforme apurado pela reportagem junto à pasta, 64 líderes de grupos criminosos fora localizados neste ano. Somente nesta semana, dois traficantes foragidos que atuavam na Bahia foram capturados em São Paulo e em Alagoas.
Rixa e origem
O TCP teve origem no rompimento entre várias lideranças do Comando Vermelho (CV). Um dos estados mais atribulados pela atuação da facção é Espírito Santo, que possui entrada no estado baiano.
A fusão com o BDM aconteceu depois que o grupo das três letras perdeu a parceria com o Primeiro Comando da Capital (PCC), no segundo semestre de 2023, e passou a perder territórios para o CV.
Foi aí que as negociações com o TCP tiveram largada, sobretudo após a morte de Jorge Rafaat, traficante que ficou conhecido entre os subordinados por pacificar a coligação do PCC com todos os grupos.
Operações de combate
Mais de 3 mil armas de fogo foram apreendidas – uma média de 13 por dia – em 2024. No meio delas, 43 fuzis foram descboertos. Além disso, mais de três toneladas de drogas e 300 mil pés de maconha foram subtraídos do mundo do crime.
Trabalho em conjunto com a sociedade
Qualquer movimentação suspeita pode ser passada às forças de segurança pública por meio do telefone 181 (Disque Denúncia). Elas são feitas com total sigilo.