O Governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que os altos índices de violência na Bahia fazem parte de um ‘problema nacional’. O pronunciamento foi feito na tarde desta quarta-feira (16/10), durante coletiva de imprensa do lançamento de editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB Bahia).
O governador explicou que, apesar do clima ser de tranquilidade, ocorrências específicas podem mudar a percepção da população. “Um fato muito rigoroso da morte de uma pessoa, duas ou três, traz uma comoção muito grande em todos nós, e passa uma sensação de insegurança”, completou.
Jerônimo ainda ressalta que os casos de violência não são exclusivos do estado, mas sim um problema nacional: “Cenários também em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, então é um problema nacional”, disse.
Ao repercurtir o caso da morte do jovem de 18 anos no bairro do IAPI, em Salvador, o chefe de estado também comentou que episódios violentos não estão acontecendo em toda a Bahia: “Não é na Bahia inteira. Tem municípios que estão há dois, três anos, sem casos de mortes violentas, não dá para dizer que nossa polícia não está fazendo nada”, afirmou.
De meia-noite desta quarta até o momento de publicação desta matéria, foram contabilizadas 13 mortes por violência em Salvador e Região Metropolitana (RMS).