O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que a negociação envolvendo o fim do contrato da ViaBahia com o Governo Federal tem sido difícil. “Olhe, foi uma negociação difícil, tem um contrato da Via Bahia com o governo federal, são duas BRs importantes para a gente”, afirmou o petista.
Nesta semana, a Concessionária anunciou que irá continuar administrando e operando as BRs 324 e 116 pelo menos até o dia 16 de janeiro, mesmo após a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovar a proposta de acordo para o fim do contrato ser até o dia 31 de dezembro.
Jerônimo informou que, em reunião com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, há 15 dias, ele recebeu a garantia de que o governo está buscando alternativas para manter a qualidade dos serviços prestados. “Não dá para continuar nessa, a resposta foi dada, no sentido de se desfazer do contrato e pagar a multa. O TCU está tratando qual será o valor”, afirmou.
Ainda na reunião com o ministro, o gestor estadual citou a preocupação com a qualidade dos serviços essenciais enquanto a nova licitação não é concluída. “Pedi para que, durante esse período em que a ViaBahia seja afastada, a gente não baixe a qualidade do que está sendo oferecido”.
Por fim, o governador demonstrou confiança de que o processo de licitação encontrará uma nova empresa que conseguirá atender às necessidades da população da Bahia. “Eu confio muito no TCU, no Ministro dos Transportes [Renan Filho], no Ministro Rui Costa, e no presidente Lula, para que a gente possa encontrar uma saída. Tenho certeza que vamos encontrar uma empresa que dê conta da responsabilidade com a 324”, declarou o petista.