Os profissionais de saúde de linha de frente no combate ao coronavírus foram as primeiras pessoas vacinadas na quarta-feira (20/1), primeiro dia de vacinação no município. Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, as 840 doses são disponibilizadas, neste primeiro momento, aos trabalhadores do Centro Médico Luis Viana, da Central Covid-19, Hospital Ouro Negro, Vigilância em Saúde e Samu.
O prefeito Dr. Pitágoras falou da importância do momento para a população. “Estamos de frente a Central Covid-19 e, graças a Deus, neste momento histórico, com a oportunidade de vencer o coronavírus. No início de tudo, os profissionais da saúde, assim como eu, médico, não fugimos da luta de cuidar dos nossos pacientes. Fizemos todos os enfrentamentos contra a doença e, agora, podemos dizer que estamos vencendo a Covid-19”, afirmou.
O coordenador de imunização no município, Adilson Rui Oliveira, expressou a emoção em ser imunizado. “Apesar da minha idade e de ter comorbidade, que eu tenho diabetes, mas controlada, para mim, é uma alegria ter sido vacinado no dia de hoje”, disse ele, que foi o primeiro a receber a aplicação da vacina.
Quem recebe o imunizante, deve repetir a dose depois de 28 dias da primeira aplicação. O secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, explicou o critério da vacinação na cidade. “A prioridade é para os profissionais que tratam dos pacientes com Covid e idosos acima de 75 anos, mas que moram em asilos. Como em Candeias não temos asilos, essa fase contemplará apenas os profissionais”, explicou Cerqueira.