A chuva forte que atinge diversas regiões do Brasil nesta semana continua causando transtornos e afetando ao menos 18 estados nesta quinta-feira (8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações intensas seguem predominando no Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, com uma queda nas temperaturas prevista para as próximas horas.
a Bahia, especialmente no sul do estado, há um alerta vermelho, de “Grande Perigo”, devido ao risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, com chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta atinge também Minas Gerais, Espírito Santo e outras regiões.
Além do alerta vermelho, outras áreas, como o litoral paulista, Paraná e Santa Catarina, estão sob alerta amarelo, de “Perigo Potencial”, com risco menor de alagamentos e pequenos deslizamentos. A previsão para os estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e sul da Bahia inclui chuvas entre 30 e 60 mm/h, com ventos fortes de até 100 km/h, podendo causar corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos.
A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode intensificar as chuvas frequentes e persistentes, afetando principalmente a Bahia, Maranhão e Piauí. A previsão é de que a ZCAS atue até pelo menos esta quinta-feira, com risco de precipitações prolongadas em várias localidades do Nordeste. No Sul, as chuvas devem ser mais escassas.