Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (13), na cerimônia de lançamento da 3ª etapa do Construir para Educar, no bairro de Águas Claras, em Salvador, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), fez sua avaliação sobre as chuvas que atingiram diversos municípios da Bahia nos últimos dias. Para ele, apesar do alto volume de água, a situação se mantêm “sob controle”.
“Falei com o ministro Waldez [Góes], ministro da integração, que é encarregado da defesa nacional, falei com o ministro Rui Costa, enviei recado para o presidente [Lula], estamos alertas”, afirmou o gestor.
Jerônimo reforçou os pontos que considera positivo na forma como sua equipe tem lidado com a situação, mas não descartou a gravidade do cenário. “Não tivemos até agora nenhuma morte e haveremos de não ter, mas temos pontos ainda graves. Maiquinique, por exemplo, [decretou] estado de emergência, [estamos] acompanhando passo a passo, falando com a prefeita [Valéria Silveira]”, disse o governador.
“Hoje pela manhã [estamos] monitorando a barragem do rio Colônia, que já está vertendo muita água, inclusive com muita baronesa, essas águas já chegaram no Rio Colônia. Ali em Itabuna, [estamos] acompanhando com o prefeito Augusto [Castro], mas também em Itaju do Colônia, que teve pontos ilhados, em Curaçao, [onde] hoje já tivemos comunidades ilhadas. Então, nós estamos fazendo o cerco, em Jequié, muita chuva, o Sudoeste, muita chuva”, analisou.