Se os dados revelados pela operação Overclean deixam políticos de Brasília e da Bahia em clima de tensão esperando a próxima fase da operação (veja aqui https://jornalcandeias.com.br/2025/02/sao-francisco-do-conde-entra-na-mira-da-overclean-apos-investigacao-descobrir-que-secretarios-municipais-despachavam-diariamente-com-rei-do-lixo/), a nova frente de investigação comandada pelo GAECO e pela PF vai fazer uma avalanche devastadora no reino do “Rei do Lixo” no recôncavo baiano: a cidade de São Francisco do Conde. Há 70 Km da capital Salvador, é público para todos que de secretários ao prefeito, quase todos os servidores recebem ordens do “Rei do Lixo”. Há ali indícios de um esquema ainda mais escandaloso, desta vez através da empresa COMTECH ENGENHARIA, empresa com o maior número de contratos milionários na gestão da cidade
A fortaleza criada pelo “Rei do Lixo” na cidade, Marcos Moura pode desmoronar a qualquer momento como um castelo de areia, que se desfaz após uma forte tempestade que chega para limpar as sujeiras de uma mal administração. Um dossiê enviado a nossa redação, mostram um volume de pagamentos milionários na soma de mais de R$ 150 milhões, nos últimos dois anos da gestão para realização de pavimentação e manutenção de escolas. A COMTECH segundo o site O Bastidor de Brasilia (veja aqui https://obastidor.com.br/investigacao/amigo-e-tudo-3660) pertence a Laércio Alves, parente de Marcos de Moura, casado com uma das sobrinhas do empresário baiano.
O Jornal Candeias, esteve em loco na semana passada nas escolas e ruas que teriam recebido as supostas manutenções e preparou uma série de reportagens que serão publicadas durante essa semana. Os dados que estão sendo avaliados pelos técnicos vão trazer à tona, o que talvez seja o maior escândalo de corrupção da história de São Francisco do Conde, com diversas medições de faturas pagas com serviços que supostamente não foram executados, em que o relatório fotográficos não condizem com os locais das medições.
Os contratos 001/2022, 060/2022, 069/2023, 121/2022, 128/2022 todos da COMTECH ENGENHARIA, trazem a assinatura da então Secretária de Educação, Ana Lucia Brito de Santana, com a fiscalização da equipe formada pela portaria 001/2022, de 12 de Janeiro de 2022, assinado pelo Secretário de Infra-Estrutura, Luís Henrique. As matérias que irão ao ar durante essa semana, trarão dados de serviços que possivelmente nunca foram executados, a exemplo da medição 21 nas Escolas Municipais Robertina Santos e Iromar Silva, e medição 12, no Complexo Escolar Rilza Valentim.
Matéria do JC (veja aqui São Francisco do Conde entra na mira da Overclean após investigação descobrir que secretários municipais despachavam diariamente com Rei do Lixo) demonstrou que o secretário de Obras, Luís Henrique, conhecido como “ajudante de ordens” do “Rei do Lixo”, despachava diariamente na sede da empresa de Marcos, chegando a ser monitorado pela operação Overclean, e flagrado junto com outros secretários em reunião na véspera da operação, que levou o “Rei do Lixo” e os irmãos Parentes a prisão, acusados de serem os chefes da organização criminosa.

Os desmandos que estão sendo revelados, levaram a população de São Francisco do Conde a convocar um protesto na Câmara de Vereadores do Município nesta terça-feira (18) para pedir o impeachment do prefeito Antônio Calmon. Os vereadores do município que já estão sofrendo com os desgastes da administração, agora estão sofrendo pressão do prefeito Calmon para que não realizem a sessão. Esta semana, o JC trará detalhes da reunião onde o “Rei do Lixo” decidiu no grito, o comando das duas presidências da Câmara de Vereadores da Cidade.