O clima esquentou na Câmara Municipal de Candeias durante a última sessão, quando o vereador Valdir Cruz (PRTB), atual líder do governo, disparou duras críticas contra o também vereador e ex-prefeito Sargento Francisco (PSD). Em uma fala repleta de ironias e acusações, Valdir chamou o colega de “grande especialista em superfaturamento”.
“Já viu como ele fala? Ele conhece bem, né? Conhece bem disso”, alfinetou Cruz, insinuando que Francisco teria experiência direta com práticas irregulares. A fala ganhou ainda mais peso quando o líder do governo acusou o ex-prefeito de ser um dos responsáveis pela atual crise no atendimento a pacientes que dependem de hemodiálise no município.
Segundo Valdir, enquanto esteve no comando da cidade, Francisco teria ignorado empresários interessados em instalar clínicas de hemodiálise em Candeias, forçando pacientes a viajarem para outras cidades como Salvador, Camaçari, Santo Amaro e Feira de Santana para realizar o tratamento. “Fruto da irresponsabilidade do ex-prefeito, que não teve competência e nem sensibilidade”, disparou.
O vereador ainda lamentou o que classificou como um “legado de incompetência” e disse sentir vergonha por ter feito parte da gestão passada. E não parou por aí: “O vereador fala das bandas. Que bandas, vereador? Há oito anos atrás você trouxe Calcinha Preta, pagando o triplo do que se paga hoje. Qual é a moral? Você não tem moral para falar de superfaturamento!”
As críticas tiveram o apoio do governo. O líder do governo do prefeito Eriton Ramos (PP) também não poupou palavras e mandou o recado: “Baixe a crista! Você não tem moral para falar nada”,disparou.
Diante das acusações, o vereador Sargento Francisco rebateu em plenário e disse que não vai se calar. Ele anunciou que pretende solicitar uma auditoria nas contas da Câmara Municipal durante o período em que Valdir Cruz esteve à frente da presidência. Segundo Francisco, se há algo a ser investigado, esse algo está na gestão do atual líder do governo, e garantiu que vai trabalhar para abrir essa “caixa-preta