O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu a marca de 800 pessoas capturadas nos primeiros quatro meses de 2025. O número foi alcançado com a prisão de um foragido por roubo identificado por câmeras inteligentes no município de Jequié, no sudoeste do estado.
Segundo a SSP-BA, após o alerta emitido pelo sistema, equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas e localizaram o suspeito, que foi encaminhado à 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para cumprimento da ordem judicial.
A ferramenta, implementada em 2019, já contribuiu para a prisão de 3.186 foragidos da Justiça em todo o estado. Paralelamente, o sistema de reconhecimento de placas veiculares auxiliou na recuperação de 900 veículos.
A tecnologia é parte da estratégia da segurança pública baiana para ampliar a vigilância em áreas urbanas e facilitar a atuação das forças policiais. As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de cidades com maior fluxo populacional.