O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quarta-feira (30) que pretende manter a relação com deputados estaduais e federais do Partido Progressistas (PP), mesmo após a federação da sigla com o União Brasil, formalizada na terça (29) em Brasília.
A união das legendas, que passa a valer nas eleições de 2026, tem como um de seus principais líderes o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), possível adversário de Jerônimo na disputa pelo governo estadual.
“O PP nacionalmente já tem orientação política, mas os mandatos que vêm dialogando conosco, como seis deputados estaduais, minha expectativa é que a gente continue tendo essa relação”, disse Jerônimo. “Eles possam se acomodar em partidos da base. Não posso determinar o que vão fazer, mas apoiarei na medida do possível para contar com eles nas votações, emendas e decisões.”
O governador citou nominalmente os deputados federais Mário Negromonte Júnior e Claudio Cajado como interlocutores próximos. “Vou continuar dialogando com Negromonte Júnior, que acena mais fortemente para caminharmos juntos, e quero aproximar cada vez mais o diálogo com Cajado, que tem prefeitos ligados a nós e tem participado de agendas conosco.”
Apesar da nova configuração da federação, Jerônimo sinalizou que pretende preservar o apoio de lideranças locais do PP e ofereceu partidos da sua base para que os parlamentares se realoquem e continuem alinhados ao governo estadual.