A Bahia foi o estado do Nordeste com o maior número de tremores de terra registrados no mês de abril, de acordo com boletim divulgado na terça-feira (2) pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).
Segundo o relatório, foram 16 abalos sísmicos em 11 municípios baianos. O segundo estado com maior número de ocorrências foi o Ceará, com 11 tremores. As magnitudes na Bahia variaram entre 1.3 mR e 2.5 mR — sendo a maior registrada no município de Ipiaú, em 18 de abril.
Os municípios baianos com registros de tremores foram:
- Jacobina e Jaguarari (3 eventos cada);
- São Miguel das Matas (2 eventos);
- Aiquara, Lafaiete Coutinho, Ipiaú, Boa Nova, Macururé, Itajuipe, Jequié e Iramaia (1 evento cada).
Em Jacobina e Jaguarari, os tremores ocorreram nos dias 27 e 28 de abril, respectivamente. Não há confirmação se os moradores sentiram os abalos. Já em São Miguel das Matas, os dois sismos ocorreram no mesmo dia e foram percebidos pela população, mas não há relatos de danos materiais.
O Labsis é vinculado à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), responsável pelo monitoramento da atividade sísmica em todo o território nacional.
O Labsis também divulgou orientações de segurança para situações de abalos sísmicos:
- Proteja-se sob uma mesa resistente e use almofadas para cobrir a cabeça;
- Após o tremor, desligue fontes de fogo, como fornos a gás;
- Evite objetos caídos ou quebrados e, se possível, permaneça dentro de casa para escapar de placas ou estruturas externas que possam cair;
- Mantenha portas e janelas destrancadas para facilitar a saída, caso necessário;
- Se estiver na rua, afaste-se de muros, portões ou objetos que possam tombar;
- Em caso de risco de incêndio ou tsunami, dirija-se a áreas de evacuação e busque locais mais altos;
- Siga fontes oficiais de informação e, em caso de evacuação, desligue a rede elétrica e de gás antes de sair, se for seguro fazê-lo.