Uma casa desabou na manhã desta terça feira (06) na Avenida Getúlio Vargas em Candeias, após fortes chuvas que estão caindo na Região, acima de 300 milímetros nas últimas 72 horas. O desabamento ocorreu por volta das 08:30, mas não deixou vítimas, pois moradores ao perceberem que uma encanação da Embasa não parava de jorrar no quintal da casa atingida, acabou abrindo um fresta no talude e retiraram os moradores.
O Prefeito Eriton Ramos, está no local, junto com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Saúde, Obras e Desenvolvimento Urbano. “Tão logo tive conhecimento, determinei a equipe do Social a retirada desses moradores da região atingida, para o aluguel social, o apoio na retirada de móveis e bens, bem como a defesa civil para cobertura do local, para evitar outros desabamentos. A Secretaria de Obras vai iniciar ainda hoje um trabalho de com sacos de areia de 50 kilos, criando uma contenção provisória, para evitar que essa terra não volte a correr e atinga outras casas ao redor” afirmou. A Defesa Civil interditou cerca de 10 casas na localidade. O prefeito contou que solicitou a equipe da embasa no local para desligamentos da rede na região. “Se houve vazamento como nos disseram os moradores, podem está havendo em outras casas. É a medida mais segura e emergente. Acionei nossos engenheiros para já iniciarem os trabalhos” afirmou.
A Defesa Cicil interditou cerca de 10 casas que ficam em cima do mesmo talude. “Precisamos fazer a interdição por conta que várias rede de esgoto das casa, estão jogando essa água no próprio talude, bem como a notícia desse vazamento de água. Além disso, estamos enfrentando a maior quantidade de chuva dos últimos tempo. Nas últimas 72 horas já choveram 300 milímetros e vai continuar chovendo até sexta” afirmou Abdroal Júnior, o Sub Secretário da Secretaria de Ordem Pública.
Segundo um dos moradores, Jorge Cleriston uma tubulação da Embasa estava vazando há dias e notificou a empresa, mas não foi resolvido. “Nao sei se é esgoto ou água, mas o vazamento vem ocorrendo há uns dias. Os moradores já haviam ligado para a Embasa e solicitado a intervenção, mas não vieram até agora de manhã quando o talude rompeu. Na hora eu filmei a água jorrando naquela área que está amarelada, era onde tinha o vazamento, até a Embasa finalmente desligar a rede da rua”.