No primeiro dia em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu o sistema para que beneficiários pudessem notificar descontos indevidos em seus benefícios, mais de 470 mil pessoas solicitaram o ressarcimento dos valores.
Até as 16h desta quarta-feira (14), o número de acessos ao sistema foi de 480.660, com 473.940 desses requerentes informando que não reconhecem o vínculo com as entidades associativas responsáveis pelos descontos. Isso corresponde a 98,6% dos casos registrados até o momento. Os outros 6.720 beneficiários confirmaram a legitimidade dos descontos e, por isso, não pediram a devolução dos valores.
Essa ação faz parte do processo de recuperação de valores após a descoberta de um esquema de fraudes envolvendo entidades associativas que estavam realizando descontos não autorizados nos benefícios de segurados do INSS. A fraude foi revelada por meio de uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) no último mês.
O presidente do INSS destacou que, até o momento, 41 entidades associativas foram contestadas, ou seja, foram apontadas como desconhecidas por todos os beneficiários que tiveram descontos indevidos, o que corresponde a todas as associações cadastradas.