O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e elogiou seu papel no governo federal. A declaração foi feita durante a abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (20).
A fala de Lula ocorre após Rui Costa ser alvo de suspeitas por supostamente vazar informações confidenciais de uma reunião entre a primeira-dama Janja da Silva e o presidente da China, Xi Jinping. A informação revelada pela colunista Mônica Bergamo, apontou que Janja teria mencionado o TikTok durante o encontro oficial, o que teria causado desconforto.
Sem citar diretamente o episódio, Lula elogiou a atuação de Rui Costa à frente da Casa Civil. “Meu querido companheiro ministro Rui Costa, companheiro que tem a tarefa, a incumbência, de tentar fazer com que as coisas decididas pelo governo andem o mais rápido possível. E muitas vezes sempre o chefe da Casa Civil é tratado como se fosse o cara que não deixasse as coisas acontecer, quando na verdade todos vocês prefeitos devem ter um secretário que tem o mesmo papel do chefe da Casa Civil. É fazer com que as coisas funcionem corretamente e que todo secretário se dirija a ele para que as coisas possam dar certo”, disse Lula.
O presidente também destacou o histórico político de Rui Costa, ex-governador da Bahia. “Eu quero aproveitar na frente dos prefeitos e agradecer o papel importante e relevante que o Rui Costa, o governador mais bem-sucedido da Bahia, joga no meu governo”, completou Lula.