Um grupo de 20 clubes divididos na série A e B decidiu não participar da nova eleição da CBF por discordar do sistema eleitoral. Entre os clubes, grandes nomes estão envolvidos, Corinthians, Flamengo, São Paulo e Cruzeiro. As informações são do Uol, na quarta-feira (21).
A eleição para a presidência da CBF terá somente como candidato Samir Xaud, único que conseguiu ser inscrito por atender o requisito de ter apoio de oito federações e cinco clubes. Porém, outros 29 times das duas principais divisões do país apoiaram a candidatura do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
Por conta do estatuto da CBF, o quórum necessário à eleição na entidade é necessário o apoio de pelo menos metade das federações ou clubes de futebol. No caso, são 67 eleitores, sendo 40 times e 27 entidades estaduais. Logo, são necessários 34 presentes para a assembleia eleitoral ser instalada, sendo que Xaud tem 35 assinaturas.
CONFIRA A NOTA DOS CLUBES QUE DECIDIRAM BOICOTAR AS ELEIÇÕES:
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordamos do processo vigente. Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”.
Os clubes que assinaram foram América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.