Após anunciar o rompimento com a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis(UB), o vereador Tenóbio (PL) viu todos os seus indicados serem exonerados da gestão municipal — entre eles, a própria esposa, Luana Vitorino Matos Bandarra, e o pai, Francisco de Assis Jóffily de Souza.
As exonerações foram publicadas nesta terça-feira (9) em edição extra do Diário Oficial. Ao todo, Débora cortou 30 nomes ligados ao parlamentar, que ocupavam cargos em diversas secretarias.
Antes da publicação das exonerações, Tenóbio divulgou um vídeo nas redes sociais em que reconhece o esforço da gestora em enfrentar os desafios herdados da administração anterior.
“Ela é uma pessoa aguerrida, com vontade de fazer o melhor, mas vejo essa movimentação como necessária diante das discordâncias que tenho em relação a algumas atitudes até aqui”, disse.
O vereador afirmou ainda que percebe insatisfações por parte da prefeita e de aliados dela com as críticas e os posicionamentos independentes que tem adotado. “Se tem uma coisa da qual eu não abro mão é de exercer minha função de fiscalizador, de comunicador e de cidadão”, declarou.
Tenóbio também criticou a permanência de nomes ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em cargos estratégicos da gestão, apontando esse fator como uma de suas principais divergências. “Uma das minhas lutas sempre foi — e continuará sendo — manter o PT e sua ideologia afastados de qualquer gestão que seja”, pontuou.