O prefeito de Candeias, sancionou hoje em edição do Diário Oficial do Município a Lei 1.372/2023 que instituiu o piso salarial do professor. A Câmara de Vereadores havia aprovado em sessão extraordinária nesta terça-feira, 07, de maneira unânime o projeto de Lei 01/2023, de autoria do executivo que concede o pagamento do piso salarial nacional para os professores no município de Candeias com carga horária semanal de 40 horas. Com aprovação do projeto, em 2023 o Município equipara o salário municipal dos professores para R$ 4.420,55, obtendo um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63.
A cidade de Candeias é umas das únicas da Bahia que pagam o piso do professor desde o ano de 2022, além de ser a única a pagar o piso dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, desde sua aprovação no ano passado. O município também vem cumprindo o pagamento do piso dos Agentes de Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate às Endemias (ACE).
O prefeito de Candeias, Dr Pitagoras declarou que tem valorizado os profissionais da gestão, e garantiu o pagamento já agora em fevereiro do piso e do retroativo ao mês de Janeiro. “Os funcionários são a parte mais importante da administração pública. Estamos cumprindo com o piso de todos os profissionais. Ano passado demos um aumento de 10% ao servidores, estamos concedendo licenças prêmios atrasadas e já estamos elaborando estudos para o percentual de aumento para as outras categorias profissionais” afirmou.
O vereador Gil Soares, lider do governo, elogiou a sensibilidade do gestor municipal em enviar rapidamente o projeto de lei para Câmara, em menos de 15 dias, após o ministério da Educação reajustar em 15% o salário do profissionais de Educação. Todos vereadores aprovaram de maneira unânime a projeto de lei 01/2023, que segue para sanção do executivo municipal.