O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou sobre a escalada da violência no estado e os episódios registrados no último fim de semana em Salvador, que contabilizou ao menos três trocas de tiros. A declaração foi feita na noite desta segunda-feira (1º), durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Jerônimo destacou o tiroteio ocorrido no domingo (10) na região da Baixa Fria, em frente ao antigo Centro de Convenções, que assustou moradores de Armação, Stiep, Costa Azul e Boca do Rio.
Segundo a Polícia Militar, a ocorrência teve início quando uma guarnição foi recebida a tiros por um grupo armado durante patrulhamento. No confronto, um suspeito foi baleado e não resistiu. Um fuzil, munições e porções de maconha foram apreendidos.
Ao comentar as ações policiais, Jerônimo afirmou que episódios como este mostram resposta mais rápida das forças de segurança, resultado de operações direcionadas ao combate ao crime organizado. “Estamos antecipando ações e garantindo resposta imediata. Essa é uma batalha que vamos vencer com o apoio da sociedade”, disse.
O governador também defendeu que o debate sobre segurança pública seja conduzido com cautela. “Eu acho que existe uma forma de a gente poder tratar de temas sensíveis, como é o caso da segurança pública. É preciso que tenham denúncias, que tenham sugestões e o Estado não está parado com isso, fico só preocupado com exageros quando alguns temas viram notícias todos os dias, aquilo passa a ser uma certa verdade, e não estou negando, mas espero que a gente possa encontrar saídas, porque quem vai ganhar com isso é a Bahia”, concluiu.