O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro a deixar a prisão domiciliar no próximo sábado (16) para realizar uma série de exames médicos em Brasília. A autorização permite que Bolsonaro fique no Hospital DF Star por até oito horas, onde passará por exames de sangue, urina, endoscopia, tomografia, ultrassonografia e ecocardiograma, devido a sintomas de refluxo e soluços persistentes.
Apesar da saída, Bolsonaro continuará monitorado por tornozeleira eletrônica, e a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal será responsável pelo acompanhamento do seu deslocamento.
A prisão domiciliar de Bolsonaro foi decretada no início de agosto, após o STF identificar que ele teria utilizado redes sociais de seus filhos para driblar a proibição de se manifestar publicamente. O ex-presidente é alvo de investigações que envolvem supostas tentativas de retaliação contra o governo e ministros do Supremo, com participação de seu filho Eduardo Bolsonaro, que atualmente reside nos Estados Unidos.