A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), iniciou nesta quinta-feira (14) a campanha “Buscar”, voltada à localização de pessoas desaparecidas em Salvador e na Região Metropolitana. A ação faz parte da programação pelo Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, celebrado em 30 de agosto, e seguirá até o dia 28 deste mês.
De acordo com a corporação, as atividades também têm o objetivo de estimular a participação da sociedade e esclarecer sobre o trabalho desenvolvido pela DPP. Uma Delegacia Móvel foi instalada na Estação da Lapa para orientar e atender a população.
O equipamento também estará disponível em outros pontos da cidade: no Pelourinho, no dia 21, e na Barra, no dia 28. Nos locais, serão realizados registros de ocorrências, atendimento a familiares, reencontros e outros serviços relacionados à busca de desaparecidos.
A DPP firmou parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar buscas ativas, que consistem na identificação de pessoas desaparecidas em unidades de saúde e instituições de acolhimento. As ações começaram na terça-feira (12), com a DPP Itinerante, e estão programadas também para os dias 19 e 26 de agosto.
Nesta semana, equipes visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabula e os Hospitais Gerais Ernesto Simões Filho e Roberto Santos, onde foi realizada coleta papiloscópica de um paciente com identidade ignorada. Segundo a Polícia Civil, o material será analisado geneticamente para auxiliar na identificação.